Alimentação Escolar
Alunos da Escola da Rede Municipal de Ensino reduzem e controlam o desperdício de alimentos na Merenda Escolar.
A racionalidade de recursos é um fator de economia e, também, de respeito ao meio ambiente.
Dentro desta visão Adriana Savio, nutricionista da Prefeitura, está desenvolvendo atividades que visam orientar os alunos na utilização de técnicas para a redução do desperdício de alimentos na Escola Municipal Arnaldo Francisco dos Santos.
As atividades foram iniciadas em agosto de 2022 e devem se estender até o final deste ano. Tudo visando fazer com que a Escola seja o exemplo para práticas domiciliares dos mesmos cuidados. Os resultados até o momento, conta Adriana, foram significativos, com redução de mais de 48% no desperdício.
“O desperdício médio de alimentos era de 64 quilos mês em agosto de 2022. Em setembro baixamos para 41 quilos ; em outubro para 41,4 quilos e novembro ficamos com desperdício de 32,9 quilos. Em abril desse ano o desperdício foi de 37,93 quilos; em maio 43,14 quilos, algo que buscaremos melhorar.”
A meta é alcançar o desperdício máximo de 30 quilos mensais. Uma das práticas que faz toda diferença é a escolha do que quer ao se servir. O tema foi trabalhado com mais intensidade com alunos do 1º ano nos momentos de escolha do que se alimentarão, no buffet.
Para a secretária municipal de Educação, Zoleide Marconssoni a educação deve ser trabalhada para a vida do estudante. E as práticas na escola se estenderão, com facilidade, para as atividades no convívio familiar, fazendo toda a diferença.
Ver insights e anúncios
Todas as reações:
2323